Projetos em destaque // Meio Ambiente

  • Estudo de Impacto Ambiental de Hidrelétricas no Rio Parnaíba

    O IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, vem exigindo cada vez maior nível de detalhe nos estudos ambientais de hidrelétricas. Além disso, a implantação de novas hidrelétricas é um dos maiores focos de atenção dos ambientalistas.

    O projeto Parnaíba Ambiental envolve a elaboração dos Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e do Relatório de Impactos Ambientais (RIMA) para a construção de cinco hidrelétricas planejadas para implantação no rio Parnaíba, nos estados do Piauí e Maranhão; este sendo o maior conjunto de hidrelétricas previstas hoje para o mesmo rio no Brasil. Juntas, as hidrelétricas Uruçuí, Cachoeira, Ribeiro Gonçalves, Castelhano e Estreito têm potência estimada de 613MW. Apesar de serem de pequeno porte, a energia produzida pelas hidrelétricas seria suficiente para resolver a escassez de energia elétrica enfrentada pela população local.

    A equipe multidisciplinar, formada por vinte profissionais de diferentes áreas, tem realizado os estudos dos meios físicos, bióticos e antrópicos e avaliado os impactos ambientais levando em consideração a riqueza de fauna e flora da área. Dessa maneira, estão sendo propostas as devidas medidas mitigadoras e compensatórias. Além disso, têm sido realizado um plano de gestão, a caracterização do empreendimento e do empreendedor e a concepção e desenvolvimento de programas.

  •  

    Estudo de impacto ambiental do Pontal Norte

    Situado em Petrolina, Pernambuco, o projeto Pontal Norte visa assegurar uma produção agropecuária, garantindo e sustentando o desenvolvimento de uma região extremamente promissora e contribuindo para a fixação do homem no campo. A Projetec realizou os estudos e o relatório de impacto ambiental da área atingida e propôs uma série de medidas mitigadoras e de programas ambientais.

    Dentro do proposto merecem destaque os programas de Treinamento e Capacitação dos Produtores, de Recuperação de Áreas Degradadas e de Monitoramento. Caso as ações previstas de mitigação dos efeitos decorrentes da implantação do Projeto Pontal Norte sejam seguidas, os benefícios de cunho sócio-econômico tendem a extrapolar o âmbito da área do projeto, beneficiando ambientalmente todo o estado de Pernambuco.

  •  

    Principais clientes

    • » Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF
    • » International Finance Corporation - IFC
    • » Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF
    • » Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - CPRH
    • » Queiroz Galvão